FANDOM

{{{Nome}}}

George Harrison foi um compositor, guitarrista solo, ator e produtor de cinema, membro da banda britânica The Beatles. Por vezes referido como "o Beatle quieto", Harrison, com o passar do tempo, tornou-se um admirador do misticismo indiano, introduzindo-o aos Beatles, assim como aos seus fãs do Ocidente. Após a dissolução da banda, ele teve uma bem-sucedida carreira solo; posteriormente, também obteve sucesso como membro do Traveling Wilburys e como produtor de cinema e musical. Harrison ocupa a 11ª posição da lista "Os 100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos", da revista Rolling Stone.

Um amigo de infância de Paul McCartney, baixista do grupo, juntou-se ao grupo pela sua recomendação, apesar de ser relativamente mais jovem que os demais membros. Após a dissolução da banda, ofuscado por anos por John Lennon e Paul McCartney, George Harrison lançou grande parte do material que havia acumulado e iniciou sua carreira solo. O primeiro álbum de George foi um sucesso de crítica e de público. All Things Must Pass, de 1970, é considerado por muitos como o melhor disco de um ex-beatle e um dos melhores discos da história.

Às oito da manhã de sexta-feira, 30 de Novembro de 2001, o Mundo soube da morte de George Harrison, já o seu corpo tinha sido cremado e as suas cinzas a caminho de um rio sagrado da Índia. Nem o filho, Dhani Harrison, sabia onde o pai iria morrer, para que o círculo do segredo ficasse ainda mais fechado. Ele faleceu devido à um câncer. Ele possuía 58 anos de idade quando morreu.