FANDOM

Please Please Me/Ask Me Why

Please please me - Ask me why

Lado A

"Please Please Me"[1]

Lado B

"Ask Me Why"[1]

Atribuição
País
Ano de lançamento

1963

Selo

Parlophone

Please Please Me / Ask Me Why é um single composto por duas músicas atribuidas à Lennon/McCartney da banda The Beatles. Ele foi o primeiro número 1 nas paradas do grupo, como havia profetizado George Martin. Ele é o segundo single lançado pela banda, tendo "Please Please Me" como Lado A e "Ask Me Why" como Lado B. O Lado A é inspirada em uma música de Roy Orbison, que foi julgada demasiado lenta e chorosa por Martin, que teve a boa ideia de acelerar o tempo.

HistóriaEditar

Please Please MeEditar

A música de Roy Orbison influenciou os Beatles após eles terem feito uma turnê pelo Reino Unido como sua banda de abertura[2]. Sua música os influenciou quase durante toda a carreira. John Lennon a escreveu tentando imitar o estilo musical de Orbison, porém, embora a música pareça inocente, alguns críticos a viam como um pedido de igualdade de prazer sexual. Robert Christgau aumentou a polêmica afirmando que era sobre sexo oral[2]. John a escreveu em Liverpool, na Menlove Avenue[2].

Ask Me WhyEditar

Ask Me Why foi escrita na primavera de 1962, tendo John como principal compositor[2]. Ela estreou em um programa de rádio da BBC em 11 de junho. Foi uma das quatro músicas que eles levaram para a primeira sessão de gravação em 6 de junho de 1962 nos estúdios da EMI em Abbey Road, mas George Martin acreditava que ela não era forte o suficiente para ser o single de estréia[2]. Foi regravada em 1963.

Notas e referênciasEditar

  1. 1,0 1,1 1,2 O Pequeno Livro Dos Beatles
  2. 2,0 2,1 2,2 2,3 2,4 The Beatles: A História Por Trás de Todas as Canções